1
2
3
4
5
6
7
 
 
 
PARADA 102
Início: 16:00 - Término: 16:50
Com: MARCOS AVOZANI
» Ver toda programação
» Peça sua música
 
 
 
 
 
« Voltar

PREVENÇÃO E TRATAMENTO ESPECIALIZADO SÃO AS MELHORES FERRAMENTAS DE CONTROLE DA HIPERTENSÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os perigos causados pela hipertensão arterial e as formas de tratamento da doença são lembrados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) no Dia Mundial de Combate à Hipertensão Arterial, 26 de abril (sexta-feira). O alerta é necessário porque a hipertensão é um fator de risco para doenças cardiovasculares, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto do miocárdio, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

 

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica da SES, Raíssa Barbieri, o diagnóstico e o primeiro atendimento devem ser realizados nas unidades básicas de saúde e nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Mas a continuidade do tratamento, que tem por objetivo a estabilização da hipertensão crônica, deve acontecer na rede ambulatorial e na rede hospitalar especializada. Em casos graves, o primeiro atendimento é realizado em serviços de Urgência e Emergência.

 

Segundo a coordenadora, os serviços de atenção ambulatorial especializada e de atenção hospitalar destinados às pessoas com condições crônicas devem ser complementares e integrados à atenção primária. “Para melhor resolutividade no tratamento é necessário que a oferta de serviços especializados seja planejada a partir do ordenamento da rede de atenção à saúde a partir dos serviços da Atenção Básica", afirma.

 

O Rio Grande do Sul possui um serviço específico nesta área que é o Ambulatório de Especialidades em Hipertensão e Diabetes do Hospital Regional de Santa Maria. Esse ambulatório recebe pacientes encaminhados de 94 equipes da ESF. Ele é referência para os municípios de Agudo, Cacequi, Capão do Cipó, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Itacurubi, Ivorá, Jari, Jaguari, Júlio de Castilhos, Mata, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Paraíso do Sul, Pinhal Grande, Quevedos, Restinga Seca, Santa Maria, Santiago, São Francisco de Assis, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Silveira Martins, Toropi, Unistalda e Vila Nova do Sul.

 

No segundo semestre de 2018, foram realizadas, aproximadamente, 10 mil consultas de pacientes hipertensos e diabéticos crônicos por equipes multiprofissionais formadas por enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas, educadores físicos e médicos nas especialidades de cardiologia, endocrinologia, angiologia, nefrologia e oftalmologia. As equipes também contam com técnicos de enfermagem e auxiliares administrativos.

 

Pressão ideal

 

Conforme o Ministério da Saúde, a hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.

 

A pressão ideal é quando os valores das pressões máxima e mínima são em média 120/80 mmHg (ou 12 por 8). Quando os valores ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9) o coração tem que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.

 

A doença tem chances de ser prevenida com hábitos saudáveis e alimentação adequada. Para isso, quando ocorre a primeira detecção de pressão alterada deve-se aderir ao tratamento, que inclui a redução de sódio e a prática de exercícios físicos.

 

O problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

Dicas de prevenção

 

• Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;

• Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;

• Praticar atividade física regular;

• Aproveitar momentos de lazer;

• Abandonar o fumo;

• Moderar o consumo de álcool;

• Evitar alimentos gordurosos;

• Controlar o diabetes e

• Manter uma alimentação saudável.

 

 



 

 

 

Texto e foto: Neusa Jerusalém

Assessoria de Comunicação Social - SES/RS



 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
      
 
01   FAZ COMIGO OUTRA VEZ
Day & Lara Part.Jerry Smith
02   BRISA
Iza
03   UM GRAVE ROMANCE
Tribo da Periferia Ft.Bozzó
04   TODO MUNDO VAI SOFRER
Marília Mendonça
05   INDOMÁVEL
PK & Belo
06   SIMPLESMENTE FANTÁSTICA
Lucca & Mateus
07   ESPELHO
Ludmilla Hello Mundo
08   EXPLODIU, HEIN
Maiara & Maraisa Part.Mateus
09   MEGAMIX DO BAILE
Dennis DJ & Kevin O Chris
10   ME AMA OU VAZA
Xand Avião
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
 

contador de visitas