1
2
3
4
5
6
7
 
 
 
SINTONIA LIVRE
Início: 10:00 - Término: 12:00
Com: MARCOS GUTERRES -
» Ver toda programação
» Peça sua música
 
 
 
 
 
« Voltar

CULTURAS DE INVERNO COMEÇAM A TOMAR FORMA EM DIFERENTES REGIÕES DO RS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A semana que passou foi marcada por tempo chuvoso, impossibilitando a implantação da cultura, aponta o mais recente Informativo Conjuntural da Emater-RS/Ascar. Nas regiões do Alto Jacuí, Celeiro e Noroeste Colonial, foi retomada a dessecação de algumas lavouras no final de semana, sendo necessário o uso sequencial de herbicida, devido à germinação de azevém e aveia nas áreas destinadas ao cultivo do trigo. Nas áreas anteriormente implantadas, há boa emergência (fase logo após a germinação). As plantas melhoram o aspecto visual com a diminuição das precipitações e com a melhor luminosidade ocorridas no fim de semana.


Nas regiões da Fronteira Noroeste e Missões, aumentou em um ponto percentual a área plantada, chegando a 9% do total estimado para esta safra. Nessas áreas, a cultura apresenta dificuldade de germinação e emergência em função da pouca luminosidade. As condições ambientais até o momento prejudicaram o desenvolvimento da cultura, aponta o Informativo Conjuntural, divulgado na quinta-feira (6/6).


Mesmo assim, está sendo esperada uma produtividade de cerca de 3 mil toneladas por hectare. Produtores das Missões aguardam a presença de sol para fazer a dessecação das lavouras e entrar com a semeadura da cultura. As lavouras implantadas apresentam pouco crescimento em razão da baixa luminosidade e do encharcamento do solo, principalmente em áreas de encostas e baixadas com maior acúmulo de água, onde já é observado o amarelecimento severo das plantas.


Nas regiões da Fronteira Oeste e Campanha, a área de trigo prevista para esta safra é de 37.544 hectares. Em São Gabriel, as primeiras lavouras semeadas estão em desenvolvimento vegetativo. Em Maçambará, em torno de 15% da área foi plantada; em Itaqui, 30%; em São Borja, a semeadura da cultura foi iniciada, mas continua lenta em razão da umidade elevada. Em Santana do Livramento, a semeadura ainda não foi iniciada. Há intenção de plantio de aproximadamente 500 hectares no município.

 



Na região de Ronda Alta, trigo já avança além da fase de germinação - Foto: José Schafer / Emater


Na região Central do Estado, a perspectiva de área de plantio para esta safra de trigo é de cerca de 40 mil hectares, em torno de 10% maior do que a anterior. Foram plantados menos de 5% do total até agora. Os municípios de Tupanciretã, Júlio de Castilhos, Santiago, Capão do Cipó e Jari são responsáveis por 71% da área de trigo da região. Caso o tempo não seja favorável, poderá ocorrer um impacto negativo na implantação das lavouras, pois o longo período de chuva atrasou o plantio e, com isso, alguns produtores podem desistir de implantar a cultura nesta safra.


Nas regiões do Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea, os produtores pretendem intensificar a semeadura do trigo nessa semana, em razão da previsão climática sem precipitações, o que possibilita a entrada das máquinas para o plantio, com umidade do solo favorável para a operação. O zoneamento agroclimático se iniciou em 21 de maio para a maioria dos municípios dessas regiões.


No Alto Uruguai e no Alto da Serra do Botucaraí, os produtores preparam a área para posterior plantio. Na região da Serra e Campos de Cima da Serra, a alta umidade e as chuvas frequentes impediram as operações de dessecação e preparo das áreas para a semeadura, que deverá iniciar assim que a umidade do solo diminuir e permitir a entrada das máquinas.


Cevada


Os produtores aguardam condições ideais de umidade do solo para dar continuidade à semeadura. A semana que passou não foi favorável. Nas lavouras já implantadas, há boa emergência (fase após a germinação) de plantas.


Produtores do Estado ainda estão em tratativas com a empresa compradora para definir o tamanho da área a ser cultivada, com contratos pré-firmados de preços, variando de R$ 28,00 a R$ 60,00/saca, conforme a classificação, que contempla o aproveitamento dos grãos para diferentes finalidades, desde o processamento para ração animal até a produção de malte.


 Canola


A alta umidade do solo provocou atraso na implantação e no manejo de ervas na cultura. Nas regiões do Alto Jacuí, Celeiro e Noroeste Colonial, o desenvolvimento inicial da cultura é lento, e as lavouras apresentam elevado ataque de lesmas, levando à necessidade de controle em áreas pontuais.


Nas regiões da Fronteira Noroeste e Missões, já foram plantados 77% da área prevista, em fase de germinação e desenvolvimento inicial. Algumas lavouras implantadas precocemente estão em florescimento (7%). Devido ao atraso na semeadura e às previsões climatológicas, pode haver redução da área inicialmente esperada para a oleaginosa.


Algumas áreas estão apresentando morte de plantas nas áreas mais úmidas, o que provoca falta de uniformidade nas lavouras, principalmente se as condições climáticas persistirem. Com a volta do clima seco, a tendência é de melhoria das condições sanitárias e de desenvolvimento da canola, inclusive potencializando o início da floração.

 



Tendência de tempo seco permitirá retomada de trabalhos a campo, além de beneficiar plantas pela melhor luminosidade - Foto: Divulgação / Marconi Flach

 

 

Texto: Informativo Conjuntural Emater-RS/Ascar
Edição: Secom

GOVERNO DO RS



 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
      
 
01   FAZ COMIGO OUTRA VEZ
Day & Lara Part.Jerry Smith
02   BRISA
Iza
03   UM GRAVE ROMANCE
Tribo da Periferia Ft.Bozzó
04   TODO MUNDO VAI SOFRER
Marília Mendonça
05   INDOMÁVEL
PK & Belo
06   SIMPLESMENTE FANTÁSTICA
Lucca & Mateus
07   ESPELHO
Ludmilla Hello Mundo
08   EXPLODIU, HEIN
Maiara & Maraisa Part.Mateus
09   MEGAMIX DO BAILE
Dennis DJ & Kevin O Chris
10   ME AMA OU VAZA
Xand Avião
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
 

contador de visitas