1
2
 
 
 
Programa do Grandão
Início: 13:00 - Término: 15:00
Com: Jota Grandão
» Ver toda programação
 
 
 
 
 
« Voltar



A “Hora do Planeta” é um evento mundial organizado pela WWF, que ocorre anualmente desde 2007 e será realizado mundialmente neste sábado, 29 de março, as 20h30. Durante o período de uma hora a população mundial é convidada a desligar a energia e pensar sobre sustentabilidade e futuro do planeta.

 

Aproveite esse dia para chamar a atenção de todos e exigir com mais força do prefeito municipal Francisco Tadeu Nunes, que teima em ficar em silêncio diante das inquietações e reclamações dos luisgomenses, que cobram, fizeram o mesmo com outros ex-administradores, soluções para acabar com a escuridão que atinge diversas ruas, bairros inteiros de Luís Gomes e comunidades rurais. Não dá para, forçado por administrações desastrosas, todo dia celebrar a Hora do Planeta no nosso município.

Na cidade, apesar dos problemas em quase todas as ruas, a escuridão é mais assustadora nas da região da Chapada, Conjuntos Sol Nascente, São José, Cidade Nova (Antônio Aquino), Mirante (José Pereira) e Guilhermão. Várias das ruas que ficam nesses Conjuntos estão completamente no escuro desde muito tempo. Isso aconteceu porque a COSERN descobriu diversos “gatos” aqui na cidade, instalados no governo de Carlos José Fernandes e, por isso, essas luminárias foram desligadas, deixando na completa escuridão inúmeras famílias e prejudicando toda a comunidade.

Um levantamento feito por mim, no início do mês de fevereiro deste ano, constatou que a zona rural também sofre do mesmo problema.  Mais infeliz é o caso das comunidades Tigres (de Cima e de Baixo) e Cirino que ainda hoje, mesmo pagando pelo uso da energia pública, taxa criada no governo de Pio X, ainda não tem nenhuma luminária instalada nos postes.

No Monte Alegre, a parte de Cima, nas propriedades do prefeito Tadeu e de seus irmãos, onde moram também cerca de dez famílias, apenas há luminárias em três dos postes que ficam em frente às casas de propriedade do prefeito e de seus irmãos. Uma dessas fica na antiga propriedade de Domingos Sena, comprada por Tadeu Nunes a Gaudêncio Torquato Neto, já em terras da Arara. Como as residências ficam distantes umas das outras, só quem consegue usufruir dessa iluminação são duas famílias.

Uma página na internet deu algumas dicas do que fazer na "Hora do Planeta". Achei algumas dessas ideias interessantes e adaptei para a realidade de Luís Gomes, que vai abaixo como sugestão.

01 – Convide seus amigos para jogar dominó, baralho, à luz de velas: A “Hora do Planeta” da WWF é também um momento para reunir pessoas para celebrar o nosso mundo.

02 – Fique próximo da natureza. Dê uma caminhada noturna ou observe as estrelas. Não precisa de telescópio. Um local bom para fazer isso é a região da Chapada e do Conjunto Sol Nascente, a escuridão de lá vai permitir enxergar melhor as estrelas.

03 – Se você gosta de passear, que tal dar uma volta e ver a cidade “no escuro”? Aqui não precisa apagar as luzes, elas já estão apagadas, algumas desde a primeira edição do evento. Os alunos, os jovens, se organizem, visitem algumas áreas da cidade de Luís Gomes; fotografem e depois postem na internet; promovam um debate nas suas salas de aula. É hora de clarear a cabeça do prefeito Francisco Tadeu Nunes, talvez a luz de uma vela (de várias velas) possa fazê-lo enxergar melhor.

04 – Dê uma volta de bicicleta. Andar de bicicleta não é moda passageira, é um estilo de vida sustentável. Todos os dias mais pessoas decidem sair de suas casas de bicicleta ao invés dos carros. Por que não fazer isso durante a Hora do Planeta? Cuidado com os buracos da cidade. Também, para sua segurança, não faça isso sozinho, você poderá voltar pra casa sem sua bike. A coisa tá “preta” por aqui.

05 – Aproveite a Hora do Planeta, que acontece neste sábado, para protestar. A Hora do Planeta é apenas um dia durante o ano, apesar de que aqui em Luís Gomes os cidadãos todos os dias estão vivendo A HORA DO PLANETA. Aproveite este sábado para acender uma vela em cada poste que se encontra sem lâmpada ou no escuro, na cidade e na zona rural do município. Para contribuir com essa ideia a Rádio Mandacaru está doando algumas velas. Os comerciantes ou pessoas físicas que queiram apoiar essa nobre causa, encaminhem velas para a Rádio Mandacaru. Elas serão distribuídas durante todo o dia de hoje, nos programas de Naldinho Silva, Jota Grandão e Renato Ismael, para serem acesas amanhã, as 8h30m da noite, por quem desejar participar da Campanha A Hora do Planeta. 

Solução para resolver o problema da escuridão é o que todos desejam neste momento. A omissão e o silêncio da administração municipal é no mínimo irresponsável. A paciência da população parece ter chegado ao limite.  

 

 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
    
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
 
notícias
contador de visitas para site