1
2
3
4
5
 
 
 
REPÓRTER TB
Início: 08:00 - Término: 11:00
» Ver toda programação
» Peça sua música
 
 
 
 
« Voltar

"Eu quero passar a mensagem e ser ouvido, mas vamos fazer isso enquanto as pessoas se divertem", diz fundador da Zoe Church

No antigo teatro El Rey, em Los Angeles, hoje funciona a igreja Zoe, termo grego para “vida espiritual”. Com três anos e meio de existência, sua média de frequência está na casa das 1600 pessoas. Para que todos possam participar do culto ao mesmo tempo, precisou abrir no início do ano uma congregação cerca de 30 km dali, onde os membros acompanham em um telão a transmissão do sermão, como uma videoconferência. O projeto é abrir uma igreja nova por ano, explica Chad Veach, 38 anos. Afinal, a metrópole tem 10 milhões de habitantes.
Ele fundou a Zoe em 2014, quando saiu de Seattle, sua cidade natal, para cumprir o que acredita ser sua missão. Seu pai, Dave Veach, era supervisor da Igreja Quadrangular no estado de Washington. Seus três filhos homens são pastores, mas apenas Chad tem o próprio ministério.
Tatuado, com um visual hipster, ele diz que na adolescência não tinha uma “fé sólida”. Até que um dia ouviu um conselho do pai: “Você vai levar muitas pessoas para o céu ou para o inferno, precisa decidir qual prefere”. Depois disso, passou a usar sua facilidade de comunicação para anunciar Jesus.

Entusiasta do uso da tecnologia para a evangelização, o líder da Zoe revela: “O Instagram me ajudou a começar a igreja. Isso é fascinante!”. São 167 mil seguidores na rede social de fotografias, enquanto no Facebook são apenas 23 mil. Nos últimos meses está investindo no Youtube, onde disponibiliza trechos de suas pregações.
Mas para Chad, o Instagram ainda é seu maior aliado. Afinal, foi através dele que conseguiu reunir as 11 pessoas que estavam no primeiro culto da Zoe, na sala de seu apartamento em Los Angeles. Alguns deles já o seguiam na rede social por conhecerem seu trabalho na sua antiga igreja, a City Church, de Seattle. Lá ele trabalhava com Judah Smith, famoso por ser “o pastor de Justin Bieber”.

Foi justamente por recomendações de Bieber, Selena Gomes e do ator Chris Pratt, em seus perfis no Instagram, que Chad viu sua popularidade nas redes sociais “explodir”. O vídeo de Pratt – astro de “Guardiões das Galáxia” e membro da Zoe – falando sobre o livro “Faith, Forward, Future”, escrito pelo pastor, foi visto mais de dois milhões de vezes.
Isso não significa que o seu ministério seja apenas virtual. Recentemente, a Zoe realizou batismos. Uma piscina de plástico foi colocada na calçada do Teatro El Rey. Ao som de músicas gospel pop, ele batizou 20 pessoas. As fotos, claro, foram mandadas diretamente para sua conta no Instagram. Ele acredita que isso o ajuda a “conectar” com essa geração, para quem a internet é muitas vezes seu meio de comunicação principal.
Batismo na Igreja ZoeBatismo na Igreja ZoeTambém é pela internet que os membros da igreja dão seus dízimos e ofertas. A opção foi pedir que todos usem o aplicativo Pushpay como método preferencial. Assim, o culto não precisa ser interrompido para um momento de recolhimento de dinheiro.
Na concepção do pastor Chad, o culto é um espaço para se aprender da Bíblia e “se divertir”. Por isso, tenta evitar “distrações”. Ele não gosta de falar sobre política ou assuntos que possam gerar polêmicas. Questionado por que não aborda temas como aborto ou casamento gay, garantiu: “Eu ando segundo a Bíblia, mas a última coisa que você quer fazer é afastar as pessoas dessa geração. Afinal, a maioria delas chegou aqui pensando que Deus as odeia”.

Chad acredita que, via de regra, as pessoas estão cansadas de “líderes evangélicos dogmáticos”, por isso tenta focar no Evangelho. “Estamos aqui para pregar as boas novas. Estamos aqui para trazer esperança à humanidade. Estamos aqui para falar sobre Deus. Quando eles chegam à igreja, sabe do que precisam? De encorajamento… Eu quero passar a mensagem e ser ouvido. Esse é o meu objetivo. Mas vamos fazer isso enquanto as pessoas se divertem”, encerra. Com informações de The New York Times

 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!