1
2
3
4
5
6
7
 
 
 
Abençoando Vidas
Início: 22:00 - Término: 23:55
Com: José Edson
» Ver toda programação
 
 
 
Nenhum recado encontrado!

------------------------

» Enviar recado

» Ver todos os recados
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar

FOTO:Prefeitura de Rio Negro FONTE MATERIA: AEN PR

 

O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (13) que já está reservado o recurso para acolher os desabrigados, por conta das fortes chuvas que há dias caem no Paraná. Será destinado o montante de R$1 milhão para custear a rede hoteleira destinada ao atendimento de pessoas que encontram em situação de vulnerabilidade.

A medida, determinada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, foi tema de uma nova reunião das equipes técnicas da Defesa Civil e secretarias estaduais da Justiça e Cidadania e do Desenvolvimento Social e Família nesta sexta-feira. Foram discutidos detalhes para operacionalização da medida.

A decisão do governador foi anunciada na quinta-feira (12). Ele determinou contratação imediata de hotéis e pousadas para acolherem as pessoas desabrigadas, com prioridade às gestantes, crianças, idosos, acamados, deficientes físicos e demais vulneráveis. O Estado oferecerá hospedagem na modalidade de pensão completa e as diárias serão disponibilizadas por 15 dias, prorrogáveis por mais 15.

O Governo viabilizará as vagas e a gestão será realizada com a ajuda dos municípios que declaram estado de emergência. O acolhimento emergencial na rede hoteleira já é previsto no âmbito do serviço de proteção de emergência e calamidade pública dentro da política da Assistência Social.

As cidades mais atingidas até agora são União da Vitória, no Sul do Estado, e Rio Negro (Região Metropolitana de Curitiba). Porém, contratação emergencial é válida para todos os 399 municípios paranaenses, conforme a evolução e a urgência no atendimento.

MONITORAMENTO - A Defesa Civil, segundo o capitão Marcos Vidal, porta-voz da coordenação estadual do órgão, estima que os números devem aumentar, caso persistam as chuvas. “A situação em União da Vitória ainda está crítica, com o rio aumentando. Continuamos monitorando, as equipes que estão no local estão acompanhando para retirar as famílias preventivamente, se necessário, e prontas para dar o suporte",  afirmou ele. O Rio Negro também continua  mostrando subida e prossegue sendo monitorado de perto”, explicou.

O balanço da Defesa Civil da situação desta quinta e sexta-feira mostra que há 801 desabrigados, em 73 municípios mais atingidos por chuvas, ventos e inundações. São 6.958 desalojados - abrigados em casas de parentes e amigos – e 6.420 casas danificadas.

ENERGIA - Após dois dias mobilizadas, as equipes da Copel continuam a trabalhar para restabelecer o fornecimento de energia aos consumidores afetados pelo forte temporal que atingiu diversas regiões do Paraná desde a noite de quarta (11). No momento, 6,7 mil unidades consumidores estão desligadas e os profissionais trabalham para atender a 915 serviços emergenciais espalhados por todas as regiões.  

Ao longo dos últimos dias, a chuva contínua e diversas áreas alagadas dificultaram o acesso dos profissionais em algumas localidades. No final da tarde dessa sexta, os municípios mais afetados são Santa Maria do Oeste, Curitiba, Foz do Iguaçu, Pitanga e a Lapa. 

VAZÕES DAS USINAS - As vazões nos rios onde a empresa opera usinas hidrelétricas continuam subindo e os vertedouros das barragens seguirão abertos para manter as represas em níveis seguros de operação.  

No rio Iguaçu existem seis grandes usinas hidrelétricas - três operadas pela Copel. Na região centro-sul do Estado, onde estão as usinas Gov. Bento Munhoz da Rocha Netto (Foz do Areia) e Gov. Ney Braga (Segredo), desde a madrugada deste dia 12, o acumulado de chuvas chegou a valores da ordem de 100 mm, bem acima do apontado nas previsões.   

Diante desse cenário, em Foz do Areia, a Copel está mantendo a geração de energia em potência máxima e abriu todas as comportas do vertedouro – assim, a quantidade de água que está sendo liberada rio abaixo é equivalente ao volume que está chegando no reservatório – estratégia que evita agravar os alagamentos rio acima, na região de União da Vitória.  

A segunda usina da cascata, Segredo, também está gerando mais energia e aumentou o vertimento, mantendo o reservatório próximo de 95% de armazenamento. Na região sudoeste do Paraná, a usina Salto Caxias, também aumentou o vertimento neste feriado.  

As chuvas intensas no alto e médio Iguaçu e a consequente elevação das vazões em toda a bacia deve levar também ao aumento do volume de água que chega às Cataratas, em Foz do Iguaçu. Ao meio-dia de quinta (12), a vazão estava próxima de 6 milhões de litros por segundo, mas há previsão desse número chegar a cerca de 11 milhões de litros por segundo nas próximas horas. A vazão média histórica nas Cataratas é de 1,5 milhão de litros por segundo. 

 

LEIA MAIS EM: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Governo-destina-R-1-milhao-para-acolher-desabrigados-pelas-chuvas-em-hoteis-e-pousadas 

 
Instale grátis o RadiosNet e ouça nossa rádio  em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
    
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!