1
2
 
 
 
  Programação Normal
PlayList
 
 
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar

Através do projeto “Música nas Escolas”, a meta é levar teoria e prática musical a 350 crianças

A música terá maior presença no cotidiano escolar de Irati neste ano de 2017. Através do projeto “Música nas Escolas”, a meta é levar teoria e prática musical a 350 crianças, através da participação das mesmas em bandas, fanfarras e coral de flauta doce.

O maestro Rondon Gustavo Mansani, trombonista por formação e há 25 anos inserido no meio musical, explica que o “Música nas Escolas” está recebendo total apoio da Prefeitura, que é a mantenedora da ação. “Trata-se de um projeto intersetorial, porque por mais que esteja vinculado à Secretaria Municipal de Educação, a sua linha de trabalho adentra também as áreas das secretarias de Assistência Social e de Cultura”, explica.

Cada formação é chamada de “núcleo”

“Chamamos de núcleos as formações musicais que são montadas com as crianças”, detalha Rondon. O maestro adianta que irá “fazer uma campanha nas escolas na segunda quinzena deste mês de março, para que já no início de abril o projeto esteja plenamente em operação nos núcleos de Irati”.

Ao todo, atualmente são seis os núcleos musicais do projeto. O da escola municipal Irmã Helena Olek, é o mais antigo (desde 2008), com a Banda de Percussão Marcial Famursee, e onde serão trabalhados 46 alunos.

Há ainda o Coral de Flauta Doce da escola municipal Francisco Vieira de Araújo, onde a meta é chegar a 153 crianças, a Banda Marcial 15 de Julho, da escola municipal João Paulo 2º (CAIC), para mais 40 alunos, a Banda de Percussão da Escola Olaria Filipak (Nhapindazal), para outras 40 crianças, e a Fanfarra de Percussão que deverá instruir mais 40 crianças da escola municipal Tancredo Martins.

Além disso, há também a já bastante conhecida Fanfarra da Guarda Mirim de Irati, que também prevê instruir musicalmente 40 crianças e adolescentes em 2017, com aulas semanais no Parque Aquático.

Ensaios e treinamentos

Rondon esclarece que os alunos da rede municipal inseridos nos núcleos musicais do projeto participam de dois ensaios semanais em sistema de contraturno.

O próprio maestro se encarrega de conduzir os ensaios da Banda de Percussão Marcial Famursee, da Fanfarra da Guarda Mirim e da Banda Marcial 15 de Julho, da escola João Paulo 2º. “Os demais núcleos são orientados por estagiários que o próprio projeto capacita”, detalha. “Seis estagiários já estão passando por capacitações no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), duas vezes por semana, geralmente às terças e quintas, das 14h às 16h”, detalha o músico.

Quanto aos equipamentos utilizados, o maestro esclarece que eles foram sendo adquiridos através de várias parcerias ao longo do tempo. “Foram projetos para aquisição de instrumentos musicais que receberam apoio de instituições financeiras como o Banco Itaú e Banco do Brasil, e da concessionária de rodovias Caminhos do Paraná”, complementa.

Para mais informações sobre o projeto “Música nas Escolas”, os telefones são o 3907 3115 e 9 9930 6278.

 

 

Assessoria

 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
  
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
publicidade lateral