1
2
 
 
 
  Programação Normal
PlayList
 
 
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar

A pasta mantém planilha detalhada e atualizada de todos os procedimentos

Desde que foram iniciados os serviços de manutenção de estradas e ruas de Irati, nos primeiros dias de janeiro, a Secretaria Municipal de Serviços Rurais contabilizou mais de 2.000 viagens de cascalho no município até a 12ª semana, encerrada em 24/03.
A pasta mantém planilha detalhada e atualizada de todos os procedimentos, incluindo quilometragem percorrida e grau de eficiência do maquinário. Segundo estes dados, no mês de janeiro foram aplicadas 477 viagens de cascalho. O setor ainda estava trabalhando com severo déficit de caminhões, com apenas quatro em funcionamento. Juntos, percorreram 13.387 quilômetros naquele mês.
Em fevereiro, com as devidas manutenções, a frota passou para sete caminhões, e o número de viagens de cascalho passou para 847. A soma da quilometragem rodada subiu para 25.515 quilômetros. Pela média, no transporte do revestimento, foram rodados desde janeiro até a semana de 20 a 24 de março, em torno de 60.000 quilômetros. Uma parte deste cascalho veio para a cidade, no atendimento a ruas de diversos bairros.

Qualidade do revestimento é preocupação constante

O secretário de serviços rurais, Anselmo Stadykoski, argumenta que sempre é feita uma avaliação do produto que será utilizado no revestimento primário das vias de Irati. “Existe uma preocupação constante com a qualidade do material empregado para o cascalhamento das estradas rurais. Há o cascalho adequado, que propicia um bom revestimento, mas há também muito material de baixa qualidade e que não garante durabilidade e precisamos selecionar”, explica.

O secretário esclarece que “Irati tem à disposição mais de 30 cascalheiras e pedreiras que servem o município, como as do Canhadão, Pinho, Rio Corrente e do aterro sanitário. Mas a extração nem sempre é fácil. Há, por exemplo, a cascalheira de Guaçatunga, que pertence ao município, mas necessita de detonação, e isso é um processo caro”, detalha Stadykoski.
Anselmo adianta que na semana de 27 a 31 de março “a secretaria de serviços rurais vai dar início à extração e britagem de material na pedreira existente na Linha A de Gonçalves Jr.”. “Este material será empregado na estrada de Campina de Gonçalves Jr, de Linha C e também na estrada em direção à Linha B”, complementa.

45 mil alqueires de área agrícola

O secretário enfatiza que é necessário buscar as cascalheiras mais próximas aos locais em que há frentes de serviço nas estradas. Contudo, o maquinário é em número insuficiente para o tamanho do município. “Temos 45 mil alqueires de área agrícola, tudo cortado por estradas que necessitam de frequente manutenção”, justifica.
Em janeiro, só no interior, foram trabalhadas 778 horas/máquina. Em fevereiro este número passou para 1.050 horas. “Teve máquina que chegou a operar 159 horas num mês.
A avaliação do grau de aproveitamento do maquinário também é outra preocupação da secretaria. “Existe um instrumento que mede a eficiência de uso do maquinário, ou seja, quanto tempo ele permanece parado”. Anselmo conseguiu ainda fazer um comparativo: “quando assumimos, o controle apontava que este percentual de eficiência era em torno de 42%, e hoje já chega a 80%”.
O secretário avalia que ao menos uma parte deste índice deve-se ao intenso trabalho no interior se estendendo no sábado. “Foram 10 semanas seguidas de equipes trabalhando aos sábados. Temos uma equipe dedicada e comprometida com o trabalho, e falo de todos os nossos colegas, sem exceção”. De acordo com Stadykoski, os serviços em mais um dia da semana eram absolutamente necessários em função da grave situação das estradas rurais naquele primeiro momento, e brevemente serão retomados.

Serviços em execução e a executar

No resumo da semana constam patrolamento em Serra dos Nogueiras, região de Guamirim, estrada de Pirapó, Campina Branca e estrada da patrulha em Itapará. O mesmo serviço foi executado em Linha E, Linha F, e em Rio Corrente está para terminar, onde foram feitos pontos de emergência.
Na semana que entra a adequação das estradas rurais vai à região da Colônia São Lourenço, na estrada de Rio Corrente a Monjolo, de Cadeado Santana a Palmital e de Palmital a Invernadinha.
“Também iremos continuar as melhorias na estrada de Itapará a Água Clara, tanto via Faxinal dos Ferreiras, como via Faxinal dos Antônios, e no trecho de Cerro do Leão a Inácio Martins”, finaliza Anselmo. 

 


Texto e fotos: Assessoria de Comunicação

 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
  
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
publicidade lateral