1
2
 
 
 
  Programação Normal
PlayList
 
 
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar

Para o governador, a criação de uma política de proteção aos animais é uma necessidade da sociedade

O Paraná passa a ter um Conselho Estadual dos Direitos Animais (Ceda). Na manhã desta quinta-feira, numa cerimônia realizada no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, os conselheiros do recém-criado conselho tomaram posse.

O Ceda é um órgão colegiado, de caráter permanente, deliberativo, normativo, recursal e fiscalizador da Política Estadual de Direitos Animais, no âmbito do estado do Paraná. Ele foi criado a partir do Decreto nº 10.557, assinado pelo governador Beto Richa em abril de 2014, mesmo dispositivo legal que criou a Rede Estadual de Direitos Animais (Reda)

Para o governador, a criação de uma política de proteção aos animais é uma necessidade da sociedade e também uma meta prevista em seu plano de governo. A preocupação de Richa com o bem-estar dos animais está presente nas ações de governo desde quando foi prefeito de Curitiba, quando proibiu a utilização de animais em circos e criou leis para punir os maus tratos. 

Segundo a Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Daniela Miranda, as organizações não-governamentais de proteção aos animais necessitam de apoio e suporte do Estado. “Agora essas instituições de defesa dos animais terão um forte aliado para conquistar os avanços necessários e garantir a execução das políticas públicas de defesa e proteção dos animais, um exemplo a ser seguido pelos demais estados da Federação”, afirmou Daniela.

CONSELHO – O Ceda é presidido pelo secretário de estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antônio Carlos Bonetti. Os demais conselheiros são representantes de 11 instituições governamentais: Ibama, Associação dos Municípios do Paraná, Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Regional de Medicina Veterinária e Conselho Regional de Biologia. Também há representantes de entidades profissionais de Medicina Veterinária, Zootecnia e Biologia, além de instituições de Ensino Superior que possuam curso de Medicina Veterinária, Zootecnia ou Biologia. Também foram empossados nove integrantes e respectivos suplentes das organizações não governamentais de comprovada atuação na defesa dos direitos animais no estado do Paraná.

As reuniões do grupo serão trimestrais, com calendário estabelecido no início da gestão e extraordinariamente quando se fizer necessário. As deliberações do Ceda serão transformadas em resoluções, assinadas pelo presidente e pelo vice-presidente. Cada conselheiro titular deverá ter indicado seu respectivo suplente. O mandato dos conselheiros será de dois anos, podendo haver recondução a critério da instituição ou segmento de origem.

 

AEN

 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
  
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
publicidade lateral