1
 
 
 
  Programação Normal
PlayList
 
publicidade lateral
 
Olá muito bom dia a todos os ouvinte da Pioneira Procuro chácara ou sitio pra cuidar tenho experiência interessados entrar em contato WhatsApp (42999363593...
João Justino Rodrigues - Pinhão/Pr
24/11/2023 - 7:34
-----------------------

OI Lu e Zenio!!! O que mais me incomoda de comportamento das pessoas em nossa cidade, são as pessoas que "CUIDAM" dos cachorros da rua! Os cachorros permanecem na rua, avançando nas pessoas que passam pela rua a pé, de bike ou moto, e até mesmo trabalhadores que recolhem os lixos! Cuidar de cachorro é recolher em seu pátio também, não somente dar comida e deixar que fiquem na rua atrapalhando e prejudicando a população!...
Ana - Pinhão/PR
29/09/2023 - 14:37
-----------------------

OI Lu e Zenio!!! O que mais me incomoda de comportamento das pessoas em nossa cidade, são as pessoas que "cuidam" dos cachorros da rua! Os cachorros permanecem na rua, avançando nas pessoas que passam pela rua a pé, de bike ou moto, e até mesmo trabalhadores que recolhem os lixos! Cuidar de cachorro é recolher em seu pátio também, não somente dar comida e deixar que fiquem na rua atrapalhando e prejudicando a população!...
Ana - Pinhão/PR
29/09/2023 - 14:35
-----------------------

Grande abraço Ariel! Sucesso sempre!...
Silvana Ravanello( Bitur) - PINHÃO/PR
24/09/2023 - 22:20
-----------------------

Alô biezinhoooooooooo, Manda um abraço para o pessoal aqui da Clínica Odonto Excellence, Eduardo, Thati e a Dra Aleska. Estamos sintonizados abraço...
eduardo - Pinhão/Paraná
28/07/2023 - 11:16
-----------------------

Manda um abraço a família Nogueira aí do pinhão, toca música Alana gaiteira...
Tarciano Nogueira - Paranaguá/Pr
15/07/2023 - 19:31
-----------------------

Boa tarde, manda abraço para meu irmão Jonielson e meu pai Darci...
Elielson Kadubitski - Indaial/Santa Catarina
05/06/2023 - 14:57
-----------------------

Bom dia Adilson! Manda um abraço para os alunos da Escola Pequeno Príncipe - APAE Pinhão que estão te ouvindo. A Mirian quer música da Maiara e Maraisa....
Eliane Zaluski - Pinhão/Paraná
16/05/2023 - 9:31
-----------------------

Jairo diz a Tia Aura que mando abraços e beijos pra ela com muitas saudades. Guerda...
Guerda - Pinhão/Paraná
07/05/2023 - 15:43
-----------------------

Bjo para a melhor radialista do Brasil e para a minha esposa Kelly sokachesky.minha esposa.🙌🏾😘....
Max monteiro - Curitiba/Paraná
11/04/2023 - 16:25
-----------------------

Me coloca no sorteio Bié...
MARIANA CALDAS - Pinhão/PR
10/02/2023 - 9:31
-----------------------

fala meu amigo Zenio, manda um abraço a todos os nossos amigos e clientes da Geanet Telecom, bom fim de semana a todos....
Andre ( gerente da Geanet Telecom) - pinhão/pr
04/02/2023 - 14:02
-----------------------

OI, queria mandar um abraço bem apertado pro Jorge filho da dona lucia, que mora no azaléia ai em pinhão, to com saudades!...
paulo garrido - Guarapuava/Paraná
24/01/2023 - 14:17
-----------------------

O Carlinho. Bão.... Toque ai pra nois do PBC Pinhão: Pra Bailar com as caninanas com Xiru missioneiro...
jose edilson matoso - pinhao/pr
27/07/2022 - 7:35
-----------------------

opa biezinho manda um abraço pra todos ae do pinhao to ouvindo vcs online de sc manda um beijo e um abraço pra meus avos ari e maria dos faxinal dos silverios toca uma musica do baitaca abraço pra vcs ae muito bom a radio de vcs...
joao paulo de jesus freitas - ibirama/casado
18/05/2022 - 11:31
-----------------------

Procuro por parentes da minha mãe, ela se chama Perpétua Prestes, filha de Pedro e Cecília Prestes. Procuro especialmente por Joani Prestes ou seus descendentes. Também por notícias de primos, filhos de Olga e Emiliano. Estou em pinhão apenas pelo dia, aceito qualquer informação sobre o paradeiro deles. 44 997080556....
Nilsa Marcondes Ribas - Paranavaí/PR
01/04/2022 - 17:08
-----------------------

ola bom dia a todos , nossa empresa mecanica industrial mr oferece vaga de emprego. 02 vaga pra torneiro mecanico industrial com experiencia de 2 anos 02 vaga de mecanico industrial 02 anos experiencia 02 vaga pra soldador 2 anos de experiencia 02 vaga pra auxiliar de mecanico beneficios da empresa . 01 salario a combinar 01 vale alimentacao 01 cesta basica 01 horas extras 01 ajuda de custo pra aluguel. Empresa esta localizada em imbituva proximo a ponta grossa. 42 99988...
mecanica industrial mr ltda - imbituva/pr
01/03/2022 - 9:17
-----------------------

Boa tarde! Morei por anos em Pinhao, deixei amigos queridos por aí, Lurdinha, Di da secretaria de esportes, Claudia que trabalha na área da edução, entre outros. Além de minha mãe Marlene, irmão Helton e cunhada Thaisa que esta esperando nossa querida Alice que chegara a qquer momento. Gostaria de oferecer uma musica a eles, TREM BALA. Você pode tocar? Se puder me passar em que dia e horario tocará. Obrigada! Eliane Alexandra...
Eliane Alexandra - São Jose dos Pinhais/PR
16/07/2021 - 13:50
-----------------------

Bom dia.... cunhado.. te aguardo aqui pra te ganha mais umas partidas kk tenha um bom dia...
Edivandro Lodi - Bituruna/Paraná
19/06/2021 - 8:02
-----------------------

bom dia guero pedir msc 3 coiabanas ofereser para Antony do doido irmão e p Leandrinho do compadre suko.ok.um abs p eles logo chego ajudar na pranta...
Juracy Palhano - Pho/pr
27/05/2021 - 6:21
-----------------------

------------------------

» Enviar recado

» Ver todos os recados
 
 
 
« Voltar



 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apesar de não alcançar a meta de colher um milhão de votos para apoiar a criação de um novo país com a separação do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná do resto do Brasil, o movimento separatista foca em projetos de iniciativa popular que propõem a realização de um plebiscito oficial.

A consulta popular informal, chamada Plebisul, colheu 341.775 “votos válidos” no sábado (7) – número menor que o alcançado no ano passado (617 mil), quando a consulta foi feita pela primeira vez.

O movimento “O Sul é Meu País” pretende apresentar em maio do ano que vem, nas assembleias legislativas dos três Estados, um projeto de iniciativa popular para solicitar um plebiscito consultivo oficial.

Para isso, pelo menos 1% dos eleitores deve assinar a petição (22 mil no Paraná, 24 mil no Rio Grande do Sul e 13 mil em Santa Catarina).  Somados, os três estados têm cerca de 20  milhões de eleitores.

Esse número foi superado na consulta de sábado (7). Mesmo assim, o grupo pretende apresentar o projeto somente quando um milhão de assinaturas forem colhidas.

O Paraná teve 77.857 votos. Desses, 94,7% votaram “sim” pela separação e 5,93 % disseram “não”. O Estado já tem também os votos necessários para que o projeto de iniciativa popular seja apresentado na Assembleia Legislativa. Especialistas já adiantam que, mesmo que o projeto pedindo o plebiscito oficial seja apresentado, ele seria barrado por ser inconstitucional.

Desde o ano passado, quando a consulta foi feita pela primeira vez, ela é chamada de “PlebiSul”, porque o movimento já foi proibido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina, de chamar a ação de “plebiscito”.

A consulta realizada no sábado não tem valor legal, já que a Constituição determina que a República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e Distrito Federal, e a legislação proíbe qualquer tentativa de separação do território nacional.

Baixa participação

O catarinense Celso Deucher, um dos organizadores do movimento, afirma que a participação na consulta ficou abaixo do esperado porque a assinatura no projeto popular tomou tempo dos participantes.

“Nós priorizamos a assinatura do projeto de lei. No ano passado, a pessoa simplesmente chegava, fazia um ‘x’ no sim ou no não e se mandava embora. Neste ano nós tivemos o projeto de iniciativa popular extremamente complicado, tem que preencher nome completo, nome da mãe, título de eleitor, as pessoas levavam de cinco a dez minutos só para preencher. Isso atrasou as votações”, justifica.

Problemas nas urnas

Entre as pessoas que votaram, houve vitória maciça da proposta de separação dos Estados do Sul para a criação de um novo país. Com 85,82% das urnas auditadas até a manhã desta segunda-feira, 96% dos participantes votaram favoravelmente à proposta separatista. Os votos contrários somam 3,9%.

A contagem dos votos não foi concluída no domingo, como previsto, porque urnas do Rio Grande do Sul tiveram os dados deletados pelo sistema de uma empresa de auditoria, contratada pelo grupo.

De acordo com o grupo, além disso, para cumprir as regras exigidas na auditoria, os locais deveriam ter ao menos um mesário e um presidente de mesa, mas em alguns pontos havia apenas uma pessoa. A empresa considerou nulos os votos nesses locais.

Os organizadores do movimento admitem que as pessoas contrárias à separação não votaram para “não legitimar a consulta”.

Nos locais de votação, ativistas tentaram explicar os argumentos do grupo. Entre eles está uma diferença no número de eleitores necessários para se eleger um senador, que é menor em Estados do Norte. O outro argumento é econômico e tributário.

“A arrecadação tributária no Sul, dos últimos seis anos, de 800 bilhões de reais. O retorno, segundo os dados oficiais, foi de 160 bilhões”, diz Celso Deucher.

Para o movimento, “um (político) sulista chega a valer até 52 vezes menos, politicamente, em relação a um outro brasileiro”.

“Temos o caso do senador Telmário Mota (PTB-RR), do Norte, que se elegeu com 90 mil votos. O nosso senador do Paraná, Álvaro Dias (POD) teve que ter quatro milhões de votos. Quando ele levanta a mão no Senado Federal ele representa no mínimo 4 milhões de brasileiros, enquanto o outro representa apenas 90 mil votos”, calcula Deuch.

Cientista político rebate argumentos

O cientista político Emerson Cervi, pesquisador da Universidade Federal do Paraná (UFPR), afirma que o número de deputados já deveria ser maior para os outros estados.

“Houve um crescimento populacional lá (Norte) e nós não conseguimos transferir para deputados federais que hoje representam mais a população da região Sul do que os deputados das regiões Norte e Nordeste, principalmente da região Norte, onde houve esse crescimento maior”, aponta.

“Não podemos aumentar o número de deputados federais para mais de 513 e, por pressões políticas dos Estados Sul e Sudeste, não querem ceder vagas / cadeiras no Parlamento para os Estados da Região Norte que tiveram crescimento populacional nas últimas décadas”, afirma Cervi.

“Enquanto, nós, no Paraná tivemos uma estabilidade populacional. No caso do Paraná, nós deveríamos ter passado pelo menos uma cadeira, pelo menos um deputado para os Estados do Norte. E, por pressões políticas, nós não passamos”, reforça.

Representatividade

Emerson Cervi afirma que um eventual país formado apenas pelos três Estados do Sul teria uma representatividade muito menor da que o Brasil tem hoje. Seria comparada ao Uruguai ou Paraguai.

Para ele, o outro argumento, relacionado ao número de senadores, é baseado na incompreensão de como funciona a federação.

“O argumento de que temos menos senadores não se aplica porque o senador não é representante da população. Ele é representante do Estado e cada Estado tem o mesmo número de senadores. Contra isso, pesa contra o Sudeste e Sul o fato de que nós estamos sobrerepresentados. Na Câmara dos Deputados, que é a Câmara que representa a população, nós estabilizamos nossa população, paramos de crescer, enquanto o Norte continua crescendo”, aponta.

“Aí é mais pontos sobre o argumento econômico. Existe uma parte do país que está crescendo, que precisa de mais recursos, que precisa de estrutura, que construa mais escolas, mais estradas, mais hospitais. E tem uma parte do país que a população parou de crescer. Se falta recursos nessa parte do país, Sul e Sudeste, é porque ele é mal administrado. Não é justo que você pegue cada dois reais que a União tiver e mande um real para a parte do país que já estabilizou e um real para a parte que precisa de novas estruturas públicas”, argumenta.

 

 

 

Fonte: PARANÁ PORTAL

 
Peça sua música! Clique aqui.
 
publicidade lateral
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
    
 
01  
02  
03  
04  
05  
06  
07  
08  
09  
10  
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
http://www.climatempo.com.br/tempo-no-seu-site