1
2
 
 
 
Show da Noite
Início: 20:00 - Término: 23:00
Com: Alceu Freitas
» Ver toda programação
» Peça sua música
 
 
Gostaria q vcs tocassem a música dentro das pernas dela (Marcelo é alex)...
Diguinho - Nazaré/Bahia
06/08/2019 - 17:36
-----------------------

Bom dia biezinho queria pedir a música VIVENDO AQUI NO MATO COM TRIO PARADA DURA E ZE NETI E CRISTIANO ABRAÇO...
João do maskara - Pinhão/Paraná
30/05/2019 - 11:34
-----------------------

Boa noite...
Roseli Aparecida Alves dos Santos - São José dos Pinhais/Parana
25/05/2019 - 22:51
-----------------------

Bom dia peço ajuda pra encontrar Uma Identidade e Uma CNH que foi Perdida Na Festa ontem agradeço desde ja. A Identidade ta no nome de Flávia Santos Pereira e a CNH Samuel Camargo Cardoso....
Flávia Santos Pereira - Pinhão/Paraná
05/05/2019 - 11:39
-----------------------

Mando um beijão pra minha esposa Gisleine (Neguinha), e um grande abraço para minha linda filha Ingrid que está de aniversário hoje. Te amo filha minha....
SANDRO BONETTI - Joinville/Santa Catarina
14/04/2019 - 8:29
-----------------------

boa tarde amigo Sebastiao Martins estou na escuta de seu programa em ponta grossa...
ADAO MARIO STRESKI - Ponta Grossa/PR
30/03/2019 - 14:51
-----------------------

gostaria de pedir uma musica solidão sem fim, e uma boa tarde para meus pais Estefano e Eva ....
Eliane kadubitsk - jaragua do sul sc/sc
24/02/2019 - 12:13
-----------------------

boa tarde gostaria estar no sorteio e pedir uma musica, solidao sem fim...
Eliane kadubitsk - jaragua do sul sc/sc
24/02/2019 - 11:59
-----------------------

Para minha mãe Dona Eloina do bairro mazurechem estamos um abraço a todos...
Gelson Antonio França Gonçalves - Maringá/Parana
19/02/2019 - 8:06
-----------------------

Como q o prefeito vai diminuir esse valor ?? Só se ele no ajude...
Flávia Santos Pereira - Pinhão/Pr
05/02/2019 - 12:48
-----------------------

Quero mandar um beijo e a musica,,,Lembro do Brunno Carvalho pmamigo,,,alberto trindade,,,desejar um feliz 2019 a todos...
CAMILLE GOES - PINHAO/PR
03/01/2019 - 15:13
-----------------------

Toca a música mesa 6 e o everson de São joao Batista santa Catarina valeu...
Everson Silva - São joao Batista/Santa catarina
21/11/2018 - 21:11
-----------------------

Estou a procura de minha irmã. Anastasia Borges de chaves. Já faz 18 anos que nao a vejo. E não dá notícias. Estamos preocupados com ela. Se alguém souber o paradeiro favor entrar em contato com a Lurdes pelo celular. 047 992006945...Obg.....
Maria de Lurdes Borges - Rodeio/Santa Catarina
06/11/2018 - 22:54
-----------------------

Olá perdi minha identidade (RG)e CPF se alguém encontrar avisar por favor...
Géssica da rosa - Pinhão/Paraná
30/10/2018 - 16:35
-----------------------

ola . gostaria de comunicar que foi achado uma carteira aqui no jardim botanico de faxinal do ceu . uma carteira com documentos no nome de VERGILIO DE FRANCA CHAGAS . POR GENTILEZA SE PUDEREM FALAR, agradeço muito .....
silvana santos - pinhão/pr
09/10/2018 - 12:10
-----------------------

PESO DO LEITE E BOLSA FAMILIA DOS BAIRROS INVERNADINHA 1,2 E 3 E ÁGUA VERDE 2 NOS DIAS 13 E 14 DE SETEMBRO HORARIOS 9HRS ÁS 11:30HRS MANHA E 13HRS ÁS 16:30HRS DA TARDE LEVAR CARTÃO DO BOLSA E OS DEMAIS DOCUMENTOS PESSOAIS LOCAL POSTO DE SAÚDE SÃO CRISTÓVÃO ATENCIOSAMENTE AS AGENTES DE SAÚDE DAS LOCALIDADES OBRIGADA...
LAIS FERREIRA GAIDA - PINHÃO/PR
11/09/2018 - 10:03
-----------------------

http://pinhao.online...
Boanerges Nestor - Pinhão/PR
03/09/2018 - 13:00
-----------------------

bom diaa, gostaria de mandar um abraço e um beijo para meus avos Francelina e Manoel DO BAIRRO água verde e dizer que estamos com muitas saudade deles logo vamos fazer uma visita!!1 obrigaa...
tania alves - rio do sul/sc
21/08/2018 - 10:52
-----------------------

Missa de um ano de falecimento de Jurandir ferreira conhecido .Como galinhão .a missa será na igreja matriz do divino espírito santo em Pinhao Pr as 19 horas deste dia 18/08/18...
Elaine - Pinhao/Pr
17/08/2018 - 17:17
-----------------------

Missa de um ano de falecimento de Jurandir ferreira conhecido .Como galinhão a missa será sábado dia 18/08/18 as 19 horas na igreja matriz divino espírito santo de Pinhao . a família enlutada agradece amigos e familiares...
Eçaine - Pinhao/Pr
17/08/2018 - 16:56
-----------------------

------------------------

» Enviar recado

» Ver todos os recados
 
 
 
« Voltar



 

 

 

 

 

 

 

 

 

Criado em 1987, o Dia Mundial contra a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é lembrado  nesta sexta-feira (1º) e existe para alertar a humanidade para um dos maiores problemas de saúde pública, que já matou mais de 35 milhões de pessoas, 1 milhão delas somente em 2016.

Segundo relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), divulgado nesta quinta-feira (30), a ampliação do acesso a todas as opções de prevenção ao HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) poderia reduzir o número de novos casos do vírus na América Latina e Caribe, que desde 2010 se mantêm em 120 mil por ano.

As informações do relatório e os dados do Unaids revelam que 64% dos novos casos de HIV na América Latina ocorrem em homens gays, profissionais do sexo e seus clientes, mulheres trans, pessoas que usam drogas injetáveis e nos parceiros dessas populações-chave. Outro fato que chama a atenção é o aumento de infecção entre os jovens: um terço das novas infecções ocorre em pessoas de 15 a 24 anos.

A Unaids avalia que para reduzir as novas infecções entre as populações-chave é preciso adotar ações de prevenção do HIV que sejam específicas e de alto impacto, além de acesso a tratamento para todos.

Em comunicado à imprensa, o diretor regional do Unaids para América Latina e o Caribe, César Núñez, defendeu que é preciso também ter “um compromisso inabalável com o respeito, a igualdade de gênero, a proteção e a promoção de direitos humanos, incluindo o direito à saúde”.

O diretor-executivo do Unaids, Michel Sidibé, destacou a importância de garantir o acesso à saúde a todos para enfrentar a doença. “Mesmo com todos os sucessos, a Aids ainda não acabou. Mas, se assegurarmos que todas as pessoas, em todos os lugares, tenham acesso ao seu direito à saúde, a Aids pode acabar”, disse.

Quase 21 milhões de pessoas portadoras do HIV estão em tratamento no mundo e o número de novas infecções e mortes relacionadas à Aids está em declínio em vários países. Na Europa Oriental e Ásia Central, no entanto, o número de novas infecções aumentou 60% desde 2010 e as mortes relacionadas à Aids cresceram 27%.

Na África Ocidental e Central, duas em cada três pessoas estão sem acesso ao tratamento. “Não podemos ter uma abordagem de dois pesos e duas medidas com para acabar com a epidemia de Aids”, avalia Sidibé.

O infectologista Pablo Sebastian Velho trabalha há dez anos com pacientes soropositivos na Secretaria de Saúde de Santa Catarina e destacou que o programa brasileiro de tratamento de HIV é uma referência mundial. “Temos hoje os melhores medicamentos do mundo para oferecer aos pacientes, e gratuitamente.” Uma evolução no tratamento brasileiro, obtida ao longo dos anos, é a possibilidade de ser iniciado o tratamento já na primeira consulta.

HIV é um vírus que se espalha através de fluídos corporais

O HIV é um vírus que se espalha através de fluídos corporais e afeta células específicas do sistema imunológico, conhecidas como células CD4 ou células T. Atualmente, não há cura efetiva e segura, mas o HIV pode ser controlado com medicamentos.

Muitos não sabem, mas ser portador do vírus HIV e ter Aids são duas coisas bem diferentes. “O vírus HIV é o causador da Aids, mas isso não significa que todas as pessoas que têm o vírus vão desenvolver a Aids. E isso se deve, e muito, aos medicamentos que temos disponíveis no país”, disse o especialista Pablo Velho.

O infectologista explica que a única maneira de evitar que a Aids se desenvolva é fazer o tratamento adequado. “Se nada for feito para interromper o processo de evolução natural da doença, ela vai chegar. Em alguns indivíduos isso acontece de forma muito rápida, e eles podem desenvolver a Aids em até dois anos após o contágio. Na outra ponta, há algumas pessoas que podem levar mais de dez anos. Na média, são sete anos, mas não se pode confiar nisso porque varia de pessoa para pessoa e não faz sentido esperar a pessoa ficar mal para começar o tratamento”, explicou.

O tratamento pode deixar o paciente com uma carga viral indetectável e, assim, o vírus se torna intransmissível na relação sexual, desde que não existam outros fatores que aumentam o risco de transmissão, como, por exemplo, ter sífilis, o que causa lesões que aumentam o risco de contaminação.

Prevenção é o melhor remédio

A principal arma existente hoje contra a transmissão de HIV no Brasil, considerando que a transmissão em larga escala é sexual, é o uso de preservativo. Mas o infectologista Pablo Velho esclarece que há uma outra alternativa disponível na rede pública de saúde para evitar a contaminação em caso de exposição ao vírus.

“Existe uma forma, semelhante à pilula do dia seguinte em relação à gestação, que é, depois de ter uma exposição sexual de risco, receber um medicamento que diminui a chance de se contaminar pelo HIV em unidades de saúde”, explicou.

Essa estratégia é chamada de Profilaxia Pós-Exposição, usada para casos de violência sexual ou de exposição de risco ocasional. “Se bebeu demais, nem lembra se usou preservativo ou sabe que não usou, procure uma unidade que você tem o direito à prevenção”, explica o especialista. Para funcionar, a medicação deve ser administrada em até 72 horas após a relação desprotegida e precisa ser tomada durante 28 dias. “Quanto antes, mais eficaz” afirma.

Este mês, o Brasil vai adotar uma nova estratégia, a profilaxia pré-exposição. Pessoas que têm um risco aumentado de infecção – como, por exemplo, os profissionais do sexo e pessoas soronegativas que são casadas com pessoas soropositivas, entre outros – vão poder receber um medicamento que diminui o risco de contaminação quando expostas.

O especialista ressaltou que as profilaxias não excluem a necessidade de uso do preservativo, que continua sendo a melhor forma de evitar a contaminação tanto pelo HIV como pelas outras doenças sexualmente transmissíveis.

Outro fator importante para a queda no número de transmissões é a oferta de testes para que as pessoas contaminadas pelo HIV saibam da sua condição e possam iniciar o tratamento. Na América Latina, duas em cada 10 pessoas vivendo com HIV, e 4 em cada 10 no Caribe não sabem que têm o vírus.

 

 

 

Fonte: PARANÁ PORTAL

 
Peça sua música! Clique aqui.
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
  
 
01   CEM MIL
Gustavo Lima
02   ATRASADINHA
Felipe Araujo
03   NÃO ABRO MÃO
Maiara e Maraisa
04   ESTADO DECADENTE
Zé Neto e Cristiano
05   BEM PIOR QUE EU
Marilia Mendonça
06   ZONA DE RISCO
Fernando e Sorocaba
07   VINGANÇA
Luan Santana
08   COBAIA
Luana Prado
09   INFARTO
Diego e Victor Hugo
10   SAUDADE NIVEL HARD
Yasmin Santos
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!