1
2
3
 
 
 
  Programação Normal
PlayList
 
 
 
Nenhum recado encontrado!

------------------------

» Enviar recado

» Ver todos os recados
 
 
 
« Voltar



A mobilização da comunidade é fundamental para amenizar os impactos das chuvas e oferecer suporte às famílias necessitadas nesse momento de dificuldade.

A cidade de Guaratinguetá, localizada no interior de São Paulo, vive momentos de dificuldade após ser atingida por fortes chuvas ao longo desta semana. O bairro Jardim Tamandaré, em especial, foi duramente afetado, enfrentando alagamentos e acúmulo de lama que deixaram as ruas praticamente intransitáveis. A situação levou a Prefeitura a decretar estado de emergência no município.

Na quinta-feira (22), diversas vias do bairro foram tomadas pelas águas, resultando no resgate de cerca de 60 pessoas em um bote. Com a diminuição das chuvas, na sexta-feira (23), o nível da água baixou, mas as ruas permaneceram cobertas por uma grossa camada de lama. A marca deixada pela água nas paredes das casas ainda era visível, evidenciando a intensidade do temporal.

Moradores do Jardim Tamandaré relatam os prejuízos causados pelas enchentes, com perda de móveis e roupas, além do abalo emocional gerado pela situação caótica. "O negócio aqui está um caos. É a primeira vez que acontece algo assim aqui. Dá até vergonha se eu mostrar o meu quarto. É puro barro. Foi muito rápido. É como se a chuva tivesse caído de uma vez só. Foi incrível. A água só subindo", desabafou seu João, morador do bairro e proprietário de um bar local.

Segundo informações da prefeitura, cerca de 250 famílias ficaram desalojadas devido às enchentes, sendo temporariamente abrigadas na casa de parentes. A gestão municipal decretou situação de emergência na cidade, autorizando medidas para enfrentar os efeitos das enchentes, incluindo a desapropriação de imóveis em áreas de risco e a compra de insumos sem necessidade de licitação.

Além disso, a prefeitura lançou uma campanha de arrecadação de doações para auxiliar as famílias afetadas pelas chuvas. Alimentos, roupas, cobertores e produtos de limpeza e higiene podem ser entregues nos seguintes locais:

  • Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Av. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 793, Campo do Galvão)
  • Ginásio Municipal de Esportes (Rua Luis Pasteur, s/n, Pedregulho)
  • Polícia Militar (Rua Américo Martins Machado, 32, Figueira)
  • Câmara Municipal (Av. João Pessoa, 471, Pedregulho)
  • Fundo Social (Rua Sargento Baracho, 87, Vila Paraíba)
  • Secretaria de Assistência Social (Rua Dom Bosco, 07, São Benedito)
 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
    
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!