A Voz das Comunidades
Início: 07:00 - Término: 08:00
Com: Ana Olívia
» Ver toda programação
 
 
 
« Voltar



Crédito: Pixabay



A pandemia causada pelo coronavírus gerou impactos negativos na saúde mesmo entre quem não contraiu a Covid-19. Para enfrentar os meses de isolamento social, as pessoas aumentaram o consumo de bebidas alcoólicas e reduziram as atividades físicas, o que elevou a taxa de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

Segundo o relatório Doenças Crônicas e Seus Fatores de Risco e Proteção, publicado pelo Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, a obesidade tem se tornado cada vez mais prevalente nas capitais brasileiras. Em 2020, foram registrados 21,5% dos adultos com obesidade, contra 20,3% em 2019. Manaus (24,9%), Cuiabá (24%) e Rio de Janeiro (23,8%) lideram a incidência de obesidade nas capitais.

“As tendências de obesidade chamam atenção, especialmente porque, até 2011, nenhuma capital tinha uma prevalência de obesidade acima de 20%, enquanto em 2020 o Vigitel levantou 16 capitais acima dessa marca”, aponta o estudo.

A alteração no padrão de vida e de consumo durante a pandemia foi determinante ao agravamento de doenças. No entanto, a desigualdade social brasileira também é fator determinante na equação.

 

autor: Filipe Prado

fonte: istoédinheiro



 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
    
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!