Programação Normal
PlayList
 
 
 
« Voltar



No Dia Mundial da Água celebrado nesse 22 de março a Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura, a UNESCO, sublinha a importância dos lençóis freáticos. Esse tipo de reserva produz 99% da água doce do planeta Terra, mas a agência lembra que este recurso é muitas vezes mal compreendido e desvalorizado, sendo também mal gerido.Na última edição do relatório mundial do desenvolvimento da Água das Nações Unidas o destaque vai para os lençóis freáticos. Para a UNESCO este é o momento de aproveitar todo o potencial dos lençóis freáticos e manejá-los de maneiras rentável.

Pelas projeções da agência o uso da água deverá crescer 1% por ano pelos próximos 30 anos. Com isso a dependência dos lençóis freáticos deverá subir uma vez que a água disponível na superfície está cada vez mais limitada devido às mudanças climáticas.Os autores do relatório pedem aos países que se comprometam com o desenvolvimento do manejo dos lençóis freáticos e com políticas de governança para tratar as futuras crises da água.

Atualmente os lençóis práticos fornecem metade do volume de água extraído para uso doméstico, incluindo água potável para a maioria da população rural que não tem acesso a sistemas ou privados de abastecimento.

 

fonte: Agência Brasil



 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
    
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!