Na manhã de quarta-feira (08), os funcionários do Hospital Frei Gabriel que atuam nos setores de limpeza e lavanderia foram orientados e treinados quanto ao uso correto e obrigatório do Equipamento de Proteção Individual (EPI), de acordo com o que determina a legislação trabalhista. O treinamento foi feito pelo perito contador judicial da área trabalhista, Ricardo da Silva Mendonça e pelo técnico em segurança do trabalho da instituição, Rogério Jonas da Silva.
Segundo Ricardo, o mais importante foi demonstrar aos funcionários qual a responsabilidade da empresa e do trabalhador num local considerado insalubre e de periculosidade à saúde, já que, no caso dos setores de limpeza e lavanderia, os profissionais lidam diariamente com produtos químicos. “Eles foram orientados sobre como usar corretamente a bota, luva, óculos, máscara e abafador de ruídos. O uso do EPI é importante para atender a legislação e para preservar a saúde do trabalhador”, ressalta.
O técnico em segurança do trabalho do Hospital Frei Gabriel, Rogério Jonas da Silva explica que os equipamentos é uma exigência da legislação trabalhista, que obriga empresas a fornecerem os EPIs e o funcionário a usá-los. “Existem alguns riscos a que estão sujeitos no ambiente de trabalho, por isso, eles foram treinados e orientados e ainda puderam tirar dúvidas sobre o uso do equipamento”, comenta.
Elaine Cristina Araújo, responsável pelo setor de Recursos Humanos explica que o treinamento foi necessário porque no hospital há uma rotatividade de funcionários dos setores de limpeza e lavanderia. Segundo ela, todos foram informados de que a exigência e fiscalização quanto ao uso do EPI será mais rigorosa a partir de agora. “Para isso, temos a CIPA, o técnico em segurança do trabalho, a administração e os próprios colegas que serão os nossos fiscalizadores”. Tudo isso, segundo Elaine para que o colaborador do Hospital Frei Gabriel possa atuar em um ambiente saudável, com menos riscos de insalubridade. (Assessoria de Imprensa do Hospital Frei Gabriel)