1
2
 
 
 
Musical Variado
Início: 05:00 - Término: 08:30
» Ver toda programação
 
 
 
 
 
« Voltar



Fico impressionado como algumas crianças e jovens do nosso município são mal-educados e se comportam como delinquentes, infratores.

 

Não faz tempo que a gente tinha uma realidade bem diferente. Crianças e jovens eram transportados, da zona rural para as escolas da cidade, em veículos inadequados, geralmente em cima de caminhonetes, algumas delas em péssimas condições, sujeitos também a chuva e ao sol. Hoje, felizmente, quase todos fazem o percurso em ônibus escolares novos, uma realidade bem diferente de outros tempos.

 

Quando eu vejo esses ônibus, que deu tanto trabalho para conseguir e que tanto custou, sendo sucateados pelos próprios usuários, fico muito indignado. Eu acredito que isso ainda acontece porque esses principiantes ao crime não estão sendo responsabilizados pelo o que estão fazendo.

 

Cadeiras (poltronas) são rasgadas com lápis, canetas, estiletes, causando gastos para o poder público, desperdício de dinheiro dos nossos impostos, deles também. Pichações acontecem rotineiramente. Sem contar que sujam com a maior facilidade, jogando no interior do transporte todo o tipo de lixo, mesmo existindo em cada um deles lixeiras. Mas, mesmo que não existissem, não é assim que deve agir um cidadão, principalmente aqueles que são educados para fazer diferente, que deveriam está aprendendo a cuidar bem do meio ambiente.

 

Acompanhei o trabalho de recuperação de um desses ônibus do nosso município, um que é usado para transportar alunos da região de Baixas/Lagoa do Mato para a cidade. O acolchoado foi substituído no domingo, quando foi no outro dia, na segunda, o assento já se encontrava pichado (Veja nas fotos abaixo).

 

Percebe-se, também, que está faltando, por parte da administração municipal, tomar providências quanto a limpeza. Este que está passando por manutenção, é de fazer vergonha. Pelo menos uma vez por semana deveriam passar por uma geral. Não dá para aceitar, mesmo sabendo que em alguns casos a culpa é dos próprios estudantes, que essas crianças e jovens sejam acomodados no meio de tanto lixo, de tanta poeira acumulada, talvez, por mais de um mês.

 

A escola, nós professores, precisamos trabalhar mais com esses menores, tentar mudar o seu comportamento anti-cidadão. A Secretaria de Educação precisa encontrar uma maneira de cobrar financeiramente dos responsáveis quando ocorrer dano ao patrimônio público. Não tem que ter medo de tomar as providências.

 

Tenho visto ônibus parados em lugares diferentes da cidade, depois que os alunos são deixados nas escolas. Talvez o correto seja exigir dos motoristas estacionar todos em lugar predefinido pela autoridade educacional. Percebi que, em alguns casos, os alunos deixam de assistir aula e ficam brincando dentro dos ônibus. Eles, sem precisar do motorista, abrem e ficam sozinhos no veículo. É importante lembrar que a responsabilidade pela conservação desses veículos, em alguns casos, também é do profissional contratado para dirigi-lo.

 

Estão deixando de agir na hora certa. É preciso fazer alguma coisa. E você que está lendo este texto e é estudante, procure fazer diferente. Aprenda a cuidar das coisas, a valorizar o seu patrimônio. Quando algum colega seu estiver agindo de forma errada, converse com ele. Quando não for possível, procure a Secretaria Municipal de Educação.

 

LUCIANO Pinheiro de Almeida, Vereador do PT de Luís Gomes.

 


 
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
    
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
 
notícias
contador de visitas para site