O Secretário do Povo
Início: 08:00 - Término: 11:00
Com: Jota Willame
» Ver toda programação
 
 
 
« Voltar

Grandes cidades do mundo já adotaram velocidades menores, de até 32 km/h



Andar mais rápido ou andar seguro? Com o aumento do número de vias com limite de velocidade até 50 km/h em Fortaleza, especialistas indicam: a segurança de condutores e pedestres deve ser prioridade.

A capital cearense já tem 25 ruas e avenidas com velocidade máxima permitida de 50 km/h (veja lista abaixo). Outras têm tolerância ainda menor, de 30 km/h, como nas áreas de trânsito calmo, reforça a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC).

VIAS DE FORTALEZA COM 50 KM/H

  1. Av. Pres. Castelo Branco
  2. Av. Gal. Osório de Paiva
  3. Av. Francisco Sá
  4. Av. Augusto dos Anjos
  5. Av. Duque de Caxias
  6. Av. Frei Cirilo
  7. Av. Cel. Carvalho
  8. Av. Gomes de Matos
  9. R. Alberto Magno
  10. Av. Dom Luís
  11. Av. José Leon
  12. R. Vereador Pedro Paulo
  13. Av. João de Araújo Lima
  14. Av. Monsenhor Tabosa
  15. Av. Abolição
  16. Av. Santos Dumont
  17. Av. Imperador
  18. Av. Antônio Sales
  19. R. Dr. Justa Araújo
  20. R. Gov. João Carlos
  21. R. Marechal Bittencourt
  22. Av. Borges de Melo
  23. Av. Bernardo Manuel
  24. Av. Bezerra de Menezes
  25. Av. Jovita Feitosa

O entregador por aplicativo Tiago Fernandes, 33, diz entender os motivos da redução do limite de velocidade, mas confessa que, ainda assim, “não concorda” com ela. 

“Pra gente que trabalha dirigindo, com tempo contado, não é tão bom. A gente precisa chegar mais rápido nos locais, depende disso pra ganhar, mas pode levar multa se correr mais, né?”, reconhece.

MAIS VIAS COM MENOR VELOCIDADE

 

Avenida Antônio Sales 50 km/h
Foto: Fabiane de Paula

 

Apesar das reclamações constantes de condutores, é preciso que se acostumem: a tendência é de que Fortaleza tenha mais vias com limite de velocidade reduzido até o fim de 2021. 

A capital cearense tem seguido uma tendência já praticada por grandes cidades do mundo, que apostam em limites cada vez menores para aumentar a segurança viária, evitar lesões e óbitos.

 

Londres, capital britânica, adota o limite de 32 km/h; assim como Nova York, nos EUA, que permite velocidade máxima entre 32 e 40 km/h, a depender da via. Paris e Tóquio são outros dois exemplos: na cidade francesa, o limite é de 40 km/h; na japonesa, varia de 30 a 50 km/h.

 

 
A velocidade é o principal fator de risco no trânsito, aumentando a probabilidade dos sinistros e a gravidade das lesões. Com velocidade mais baixa, você reage a tempo e evita acidentes.
BEATRIZ RODRIGUES
Arquiteta e Urbanista

 

Beatriz Rodrigues, coordenadora de mobilidade e desenho urbano da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, garante que “há comprovações científicas a nível mundial sobre o impacto positivo da redução de velocidade para a segurança no trânsito”.

Como exemplo local, a especialista cita a Avenida Leste Oeste, primeira via de Fortaleza onde o limite de 50 km/h foi implementado, em 2018. De lá para cá, segundo a AMC, os atropelamentos diminuíram em 64%. A medida é orientada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo a qual os veículos não devem trafegar em áreas urbanas com velocidade acima de 50 km/h em nenhuma situação. 

 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
    
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!