O Secretário do Povo
Início: 08:00 - Término: 11:00
Com: Jota Willame
» Ver toda programação
 
 
 
« Voltar



O município de Cedro, no interior do Ceará, investiga um caso suspeito da varíola dos macacos em um homem de 54 anos. A informação foi divulgada em comunicado nas redes sociais da prefeitura da cidade nesta quinta-feira (16). Foram colhidas amostras do paciente e encaminhadas para análise.Segundo a prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde notificou o caso suspeito na tarde desta quinta (16). O paciente deu entrada no Hospital e Maternidade Zulmira Sedrim de Aguiar na quarta-feira (15), recebeu atendimento médico e segue com quadro de saúde estável.

Ainda segundo a prefeitura, o paciente teve contato com uma pessoa que mora em São Paulo, estado que já confirmou casos da varíola dos macacos. "A Vigilância Epidemiológica Municipal já notificou o Ministério da Saúde e mantém o monitoramento do paciente e contatos", afirma a Prefeitura de Cedro.Conforme a prefeitura do Cedro, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) aponta que o Ceará apresenta quatro casos suspeitos da varíola dos macacos.

A Secretaria da Saúde do Ceará confirmou, até o momento, duas notificações. A primeira, um morador de Fortaleza, foi descartada após investigação epidemiológica e laboratorial, com teste negativo para varíola. O outro caso foi notificado no dia 7 de junho, de um residente do município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. O paciente nega ter feito viagens ou ter tido a contato com mata. Ainda não foram divulgadas informações atualizadas sobre este caso.

Sobre a suspeita no Cedro, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa ainda não foi notificada oficialmente, já que o município comunica diretamente ao Ministério da Saúde. Contudo, a Sesa informa que já prestou as orientações ao município. 

 

Fonte: G1-CE / Foto: BBC Brasil)



 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
    
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!