1
2
3
 
 
 
Amanhecendo na Difusora
Início: 05:00 - Término: 08:00
Com: Carlinhos Eloi
» Ver toda programação
 
 
publicidade lateral
 
Uma boa tarde...
Ednete Almeida - Fortaleza/CE
24/05/2021 - 15:06
-----------------------

Boa tarde, um alô especial para Difusora Cristal...
Adriana - Quixeramobim/CE
06/05/2021 - 15:36
-----------------------

Bom dia a todos da Difusora Cristal, ótimo programa, estou sempre ligado! ;)...
Reinaldo Alves - Quixeramobim/CE
30/04/2021 - 10:03
-----------------------

Sou ouvinte da Difusora Cristal, a melhor da região!...
Aurenice - Quixeramobim/CE
26/04/2021 - 11:35
-----------------------

Bom dia Getúlio, tudo bem meu amigo, Aki ouvido os anos carregados, se for possível toda Nilton Cesar, a namorada que sonhei, obrigado, boa Páscoa, fica com Deus....
Junior Sousa - São Paulo/São Paulo
04/04/2021 - 8:40
-----------------------

Estou aqui no sofá assistindo vcs ao vivo Ouvindo esse hino maravilhoso Ofereço todos São Belnt o Veneza a todos vcs paróquia um abraço...
Goret - Jundiaí/São Paulo
14/03/2021 - 12:00
Resposta: Agradecemos a participação !
-----------------------

------------------------

» Enviar recado

» Ver todos os recados
 
publicidade lateral
 
 
« Voltar

A mulher explicou no processo que entregou a menina para adoção porque, à época, enfrentava dificuldades pessoais e financeiras

Mãe e filha passeando em parque

Legenda: A mãe alegou na ação que visitava frequentemente a criança e sempre teve uma boa relação com seus pais adotivos

Foto: Shutterstock

Uma mãe precisou recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para ter uma permissão para adotar sua filha biológica, adotada por um casal quando criança. O provimento ao recurso especial foi concedido pela Quarta Turma do órgão.

Como a filha atualmente é maior de 18 anos e capaz, o colegiado entendeu que a decisão do tribunal local contrariou as disposições legais sobre adoção nestes casos.

Os ministros ressaltaram ainda que os interesses envolvidos são mais bem garantidos com o deferimento da adoção, conforme a vontade das partes envolvidas.

DIFICULDADES FINANCEIRAS 

A mãe biológica apresentou recurso após ter o pedido na ação de adoção negado em 1ª e 2ª instâncias. No processo, a mulher explicou que entregou a menina para adoção porque, à época, enfrentava dificuldades pessoais e financeiras.

Apesar disso, segundo alegou na ação, a mãe visitava frequentemente a criança e sempre teve uma boa relação com seus pais adotivos. Com o passar do tempo, afirma, as duas se aproximaram mais e surgiu a vontade recíproca de se tornarem mãe e filha novamente, com a concordância dos pais adotivos.

ADOÇÃO DE MAIOR CAPAZ

Na 1ª instância, o juiz considerou que o pedido violaria a legislação e comprometeria a segurança jurídica das relações parentais decorrentes da adoção. O tribunal de 2ª instância teve o mesmo entendimento.

No recurso especial, a autora da ação argumentou que o acórdão aplicou os pressupostos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) referentes à adoção de menor de idade.

Entretanto, a filha é maior e capaz, razão pela qual deveria ter sido observado o disposto no Código Civil, especificamente em relação a esse tipo de adoção, defendeu a mãe no pedido ao STJ.

ADOÇÃO É IRREVOGÁVEL PARA PROTEGER INTERESSES DO MENOR ADOTADO

O ministro Raul Araújo, relator do recurso no STJ, afirmou que a adoção realizada na infância foi válida e é irrevogável. Entretanto, ele esclareceu que a ação objetiva uma nova adoção, de pessoa maior, regida pelo Código Civil.

Conforme destacou o relator, a irrevogabilidade da adoção visa proteger os interesses do menor adotado, evitando que os adotantes se arrependam e queiram "devolvê-lo".

No caso, ele apontou que todos os requisitos legais da adoção de maior capaz foram preenchidos, conforme o estabelecido no Código Civil, entre eles a concordância dos atuais pais adotivos e da adotanda, e a diferença de idade, de 16 anos, entre ela e a adotante.

A lei não traz expressamente a impossibilidade de se adotar pessoa anteriormente adotada. Bastam, portanto, o consentimento das partes envolvidas, ou seja, dos pais ou representantes legais, e a concordância do adotando"

MINISTRO RAUL ARAÚJO 

Relator do caso 



PRINCÍPIO DO MELHOR INTERESSE DEVE SER ATENDIDO

Raul Araújo reiterou que, independentemente da idade da adotanda, o princípio do melhor interesse deve ser atendido. Segundo ele, os princípios da proteção integral e da garantia do melhor interesse não podem ser interpretados contra a adotanda, de modo a lhe impedir uma nova adoção com a qual tanto ela quanto seus pais adotivos concordam.

O ministro observou que, a partir de uma interpretação sistemática e teleológica do artigo 39, parágrafo 1º, do ECA, é possível concluir que a regra da irrevogabilidade não é absoluta. Segundo apontou, ela pode ser afastada quando deixar de atender aos princípios da proteção integral e do melhor interesse da criança ou do adolescente.

Para o relator, se, ao atingir a maioridade, a adotada deseja constituir um novo vínculo de filiação, seus interesses serão mais bem preservados com o respeito à sua vontade, livremente manifestada.

O processo corre em segredo de justiça. Por isso, não foram divulgamos mais detalhes sobre o caso.

Com informações da assessoria de imprensa do STJ.

 

 

Fonte: Diário do Nordeste.

 


 
publicidade lateral
 
Acompanhe-nos através de suas redes sociais favoritas:
  
 
Nenhuma enquete ativa para exibir!
 
 
publicidade lateral