« Voltar
A Câmara Municipal de Salvador reabriu os trabalhos legislativos, após o recesso de julho, na tarde desta segunda-feira (5), em sessão ordinária no Plenário Cosme de Farias. Os parlamentares discursaram sobre temas diversos, com destaque para as medalhas de ouro conquistadas pelas atletas brasileiras Rebeca Andrade, na ginástica artística, e Beatriz Souza, no judô, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Os trabalhos da 41ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura foram abertos pelo presidente da Câmara. O 1º secretário da Mesa Diretora também conduziu os trabalhos.
Nos discursos dos parlamentares no bloco Pinga-Fogo e no espaço para as representações partidárias, os temas destacados foram investimentos em saúde e continuidade dos trabalhos legislativos fora da Câmara durante o período de recesso parlamentar. Também foi apresentado um balanço das ações da Ouvidoria da Câmara.
A sessão ordinária foi assistida por alunos do 1º semestre do curso de Administração Pública e Gestão Social da Universidade Federal da Bahia. Os jovens ocuparam as galerias do Plenário Cosme de Farias.
A visita foi coordenada pela professora Luiza Reis Teixeira, responsável pela disciplina Administração Pública. “Os estudantes estão tendo uma vivência fora da universidade, tendo a oportunidade de entender como funciona uma sessão legislativa e o processo legislativo”, afirmou.
Por motivo de força maior, Douglas Carvalho Oliveira, presidente da Associação dos Motoristas por Aplicativo da Bahia (Amaba), não compareceu para falar na Tribuna Popular.
Reunião do Colégio de Líderes
Após a sessão ordinária, os vereadores realizaram a primeira reunião do Colégio de Líderes deste segundo semestre, com a presença de todos os representantes de bancadas. O encontro ocorreu no Salão Nobre da Câmara.
Em razão do período eleitoral, a partir do dia 16 deste mês, a Câmara realizará sessões ordinárias, prioritariamente, às segunda-feiras, com duas tribunas, reduzindo o tempo de 10 para 5 minutos.
Os parlamentares decidiram também que as discussões dos assuntos inerentes à cidade continuam na pauta, bem como a votação de projetos dos pares, no dia 12, podendo apreciar ainda projetos do Executivo, na mesma data.
Os líderes definiram também que os projetos de indicação, os requerimentos e as moções serão apreciados, dando andamento natural aos processos legislativos. Já os projetos de lei serão analisados quando houver consenso entre todos os líderes da Casa.
Com relação aos projetos do Executivo, quatro ao todo, dependendo dos acordos, estes poderão ser apreciados, ou não. A quantidade não foi definida, uma vez que essas matérias chegaram à Casa hoje. Foto: Antonio Queirós
|